Nothingandall

Just another WordPress.com weblog

A Semana (IV) Junho 7, 2009

Filed under: Actualidade,opinião,política — looking4good @ 3:09 pm
A semana política nacional foi marcada com a campanha para as eleições europeias que hoje decorrem. Campanha que decorreu de forma pouco elevada e marcada mais pelo confronto BPN – Freeport do que com o lançamento de ideias ou esclarecimentos sobre a Europa onde queiramos ou não estamos integrados. Certamente o actual enquadramento sócio-económico associado a esta situação de crise política permanente em que o país se encontra mergulhado irá conduzir a elevadas taxas de abstenção e digo eu a uma anormal taxa de votos em branco. Afinal esta classe política não tem sabido merecer a confiança dos portugueses… Mas deixemos a análise dos resultados para os comentadores políticos mais para logo.

Como sintoma disto mesmo (classe política que não tem sabido merecer a confiança dos portugueses) tivemos também o abandono do cargo do Provedor de Justiça Nascimento Rodrigues. “Não seria já curial forçar mais a minha consciência” referiu o ex-provedor na carta de renúncia, acusando a Assembleia da Republica de incompetencia total.

Airbus 330Em termos internacionais a semana ficou marcada pela instabilidade política cada vez mais acentuada na Guiné-Bissau com o assassinato de Baciro Dabó candidato às eleições presidenciais e de Hélder Proença, que certamente porá em causa a realização das eleições na data anunciada. Os ex-ministros guineenses eram próximos de Nino Vieira, também ele assassinado no passado dia 2 de Março e pelo acidente aéreo internacional do voo AF 447 do Rio de Janeiro para Paris-Charles de Gaulle com o desaparecimento no mar do Airbus 330-200 da Air France, sem explicação encontrada.

Na ligação eleições-futebol nada melhor do que passar para o triunfo da lista de continuidade liderada por Bettencourt com uma vitória esmagadora com mais de 89% dos votos. De resto no desporto a semana concluiu-se com um milagre da vitória da selecção de Portugal frente à Albânia após mais uma má exibição mas que permite a Portugal continuar a sonhar com o segundo lugar depois da Dinamarca ter assegurado o primeiro ao ir vencer à Suécia. Faltam quatro jogos para Portugal e para o apuramento ser conseguido Portugal terá de vencer pelo menos três desses jogos e não perder nenhum com a Hungria (Dinamarca fora, duplo confronto com a Hungria e jogo em casa frente a Malta). Mantém-se o impasse formal sobre o treinador no Benfica mas toda a gente sabe que Quique não continuará – e apenas uma questão de euros – e a inabilidade encarnada foi posta mais uma vez em evidência com o “desvio” de Alvaro Pereira para o FC Porto.Benfica campeão 2009 em basquetebol Em hóquei em Patins o Porto sagrou-se campeão (oitava vez consecutiva!) enquanto no basquetebol foi o Benfica que voltou aos triunfos 14 anos depois (4-0 à Ovarense no play-off final). Na Taça do Mundo do Judo disputada no nosso país duas medalhas de ouro – Telma Monteiro e Joana Ramos – e uma de bronze – Leandra Freitas – para as cores portuguesas.

A próxima semana com feriados nacionais a 10 e 11 e lisboeta (Santo António) a doze promete ser mais uma a contribuir para o acentuar da quebra do PIB… Mas os portugueses também merecem descansar…
 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s