Nothingandall

Just another WordPress.com weblog

17 Maio – Cinquentenário do Cristo Rei Maio 17, 2009

Filed under: efemerides — looking4good @ 12:34 am
Cristo ReiCristo Rei em Almada By danielcoimbra

«Em 1934 ao passar pelo Rio de Janeiro, o então Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel G. Cerejeira, ao ver a imponente imagem de Cristo Redentor do Corcovado, nasce no seu coração o desejo de construir semelhante obra frente a Lisboa. Em 1936 esta ideia é transmitida ao “Apostolado de Oração”, o qual a acolhe entusiasticamente. Para ser Nacional, o Monumento precisava de aprovação e cooperação de todos os Bispos Portugueses. Tal sensibilização aos Bispos é conseguida, sendo proclamada oficialmente na Pastoral Colectiva da Quaresma de 1937.

A 17 de Maio de 1959 (Dia de Pentecostes) perante a imagem de Nª Srª de Fátima, com a participação de todo o Episcopado Português, os Cardeais do Rio de Janeiro e de Lourenço Marques (Maputo), autoridades civis e 300 mil pessoas, inaugurou-se o Monumento. Sua Santidade o Papa João XXIII fez-se presente por Rádio-Mensagem. Nas palavras do Cardeal Cerejeira: “Este será sempre um sinal de Gratidão Nacional pelo dom da Paz”.

A imagem de Cristo Rei é da autoria de Mestre Francisco Franco e a imagem de Nossa Senhora da Paz, que se encontra na Capela do Monumento, é de Mestre Leopoldo de Almeida. O projecto tem como autores o Sr. Arquitecto António Lino e o Sr.Engenheiro D.Francisco de Mello e Castro» ( Extracto da informação retirada daqui)

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s