Nothingandall

Just another WordPress.com weblog

Benfica ganhou a Taça da Liga nos penalties Março 21, 2009

Filed under: Benfica,Sporting,Taça da Liga — looking4good @ 10:14 pm

Sporting logoBenfica logo

Sporting

1-1 (2-3*)

Benfica

Penalty inventado deu o empate aos encarnados

Um jogo em que duas equipas em crise (o Sporting ainda a viver os 1-12 da eliminatória com o Bayern, o Benfica a carpir a derrota frente ao Guimarães que praticamente o afastou da decisão do título) procuravam um lenitivo para uma época que não está a correr nada bem.

Por isso esperava-se um jogo vibrante (que foi) mas mais bem jogado. Em determinadas fases viu-se pouco futebol e muito raguebi com um árbitro permissivo e com pouca capacidade disciplinar a deixar os jogadores a entrarem em quesílias.

O Sporting entrou melhor, a jogar mais apoiado e o Benfgica a explorar o contra-ataque. SA primeira oportunidade logo aos 4′ foi do Benfica uma bola ganha no meio-campo defensivo e 4 para 2 com Suazo a ser derrubado por Polga, mas Aimar a dar a bola para Nuno Goimes que desperdiçou o golo frente a Tiago ao querer enganar em jeito o guarda-redes leonino, o que não conseguiu.

Quim, que ja falhara antes sem consequências, numa jogada dividida com Liedson teve medo e deixou a bola para o avançado brasileiro do Sporting atirar a bola para a baliza, mas David Luís a salvar o golo. Num livre de Reyes, Tiago desviou ligeiramente a bola que ainda bateu na barra e saíu para canto. O Sporting por João Moutinho que desde a intermediária foi avançando com a bola pelo centro sem oposição encarnada disparou um remnatre forte para defesa de Quim

Com pouco tempo jogado na segunda parte, numa jogada pela esquerda Vukcevic abriu para um cruzamento finalizado por Liedson a atirar a bola contra o poste mas com a bola a ressaltar para o outro lado da área e Pereirinha a marcar (com a bola ainda a tabelar na parte lateral do poste).

O Benfica procurou reagir e num lance de bola parada Miguel Vítor desviou de cabeça à barra. Suazo começou a aparecer finalmente no jogo e em duas jogadas praticamente consecutivas foi ceifado por Polga. Na primeira deu falta e cartão amarelo, na segunda Lucílio Baptista deixou passar. Depois deu-se o lance que marcou o jogo. Di Maria (que entrara a substituir Nuno Gomes) entra na área pela esquerda e pede mão de Pedro Silva que o árbitro concede, mas que efectivamente não existiu, porque a bola bateu no peito. Pedro Silva viu o segundo amarelo e consequente expulsão (chegando depois disso a empurrar Lucílio Batista). Paulo Bento faz sinais no banco de «roubo». Ainda com um quarto de hora por jogar o Benfica esteve mais ao ataque mas não aproveitou a superioridade numérica. Nos últimos minutos os treinadores fazem substituições para os penalties.

No desempate foi o Sporting o primeiro a marcar e esteve em vantagem por duas vezes mas não aproveitou, Quim defendeu três penalidades e deu a Taça da Liga ao Benfica.

Penalties: 1º. Romagnoli marcou e Pablo Aimar falha – defesa de Tiago;
2º. Rochemback falha , defendeu Quim; Cardozo marcou;
3º. João Moutinho marca, Katsouranis atira muito ao lado;
4º. Derlei e grande defesa de Quim com o braço esquerdo; David Luís marca
5º. Postiga (que entrara dois minutosa antes do fim para marcar o penalty substituindo Liedson) permite a terceira defesa de Quim; Carlos Martins marcou e a Taça da Liga foi para o Benfica que sucedeu ao Vitória de Setúbal vencedore da primeira edição.

A arbitragem foi péssima disciplinarmente (como Derlei acabou o jogo sem ver o amarelo?). O penalty não existiu e segundo Paulo Bento ao que parece Lucílio Basptista assumiu a decisão mesmo contra a opinião do juíz assistente.

Estádio Algarve, no Algarve
Árbitro: Lucílio Baptista (Setúbal)

SPORTING: Tiago; Pedro Silva, Daniel Carriço, Anderson Polga e Caneira; Pereirinha (Romagnoli, 90+2), Rochemback, João Moutinho e Vukcevic (Abel, 77); Liedson (Hélder Postiga, 90+2) e Derlei

Suplentes: Rui Patrício, Tonel e Adrien

BENFICA: Quim; Maxi, Luisão, Miguel Vítor e David Luiz; Rúben Amorim (Carlos Martins, 79), Aimar, Katsouranis e Reyes (Cardozo, 88); Nuno Gomes (Di María, 64) e Suazo.

Suplentes: Moreira, Sidnei, Jorge Ribeiro e Yebda

Marcadores: 1-0, Pereirinha (48); 1-1, Reyes (75 g.p.)

Disciplina: Cartão amarelo a Pedro Silva (21 e 73), Reyes (40), Polga (62), Miguel Vítor (68), João Moutinho (71). Cartão vermelho a Pedro Silva (73)

* no desempate por pontapés de grandes penalidades

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s