Nothingandall

Just another WordPress.com weblog

Taça da Liga – Final entre as equipas da Segunda Circular de Lisboa Fevereiro 4, 2009

Filed under: Benfica,Taça da Liga,Vitória de Guimarães — looking4good @ 11:18 pm
Benfica logoV. Guimarães logo Benfica

2 – 1

V. Guimarães

Só um auto-golo abriu o caminho da final…

O Benfica venceu em casa a equipa do Guimarães (que já havia derrotado em Guimarães para esta mesma prova, na fase de grupos) e marcou encontro com o Sporting vencedor, também hoje, do Porto por 4-1 virando o resultado de 0-1 com dois penalties convertidos por Romagnoli e dois golos de Derlei, aproveitando a equipa de «reservas» que os portistas optaram por apresentar em Alvalade.

Mas vamos ao jogo da Luz. O jogo foi bastante equilibrado com o Vitória a ter um futebol de mais controlo de bola no meio campo e mais articulado, enquanto o Benfica foi o que tem vindo a ser esta época: uma equipa de fogachos, sem um futebol consistente e colectivo. Dificuldades do Benfica no meio-campo mas entre os 20 e os 35 minutos da primeira parte conseguiu disfrutar de um bom conjunto de oportunidades: Cardozo em remate de cabeça (de costas para a baliza) atirou à barra após cruzamento da direita do ataque, o mesmo Cardozo falhou a emenda de cabeça a cruzamento do mesmo lado – mais fácil do que o lance anterior. Ainda Cardozo de livre atirou remate ligeiramente ao lado e em remate de longe obrigou Serginho a uma boa defesa. Cardozo (sempre ele) falharia ainda incrivelmente um golo feito ao preferir rematar muito forte mas por cima da barra uma bola que sobrou da marcação de um pontapé de canto, e com o auxiliar a assinalar um fora de jogo inexistente – ai o que seria se o avançado tivesse metido a bola na baliza?

O Vitória de Guimarães reequilibrou e voltou a entrar mais afoito na segunda parte. O jogo pareceu mais rápido durante esta fase, o Benfica a continuar a conceder bastante espaço aos jogadores visitantes e a equipa vimaranense pôs o resultado do jogo em dúvida. Cardozo volta a ser protagonista ao falhar a recepção de uma bola que lhe dava o isolamento perante o guarda-redes, o Benfica parece ceder no meio-campo até que Quique faz uma surpreendente substituição – tira Cardozo para entrar Di Maria. O Benfica fica sem ponta de lança mas os defesas centrais adversários também podem servir de avançados e marcar golos na sua própria baliza. Gregory acossado por David Luís, após canto da direita, marcou um grande golo, mas na baliza errada.

O terinador do Vitória fez entrar Roberto, substituindo Marquinho, o jogo ganhou mais desiquilibrios era tempo de arriscar, o Benfica tinha mais espaço para os contra-ataques, num deles dois encarnados aparecem isolados por um passe de Katsouranis, Aimar marcou (o seu primeiro golo pelo Benfica) e resolveu o jogo. Aproveitando um corte deficiente de Maxi Pereira, Roberto fez um remate cruzado que Quim ainda desvia com a bola a bater no poste e na recarga um remate cruzado agora da esquerda para a direira rasteiro de Desmarets, reduziu para 1-2 quando se estava a chegar ao minuto 90. A verdade é que nos 4 minutos de desconto ainda deu para se ver Reyes completamente isolado a querer fazer um chapéu (que falhou) quando tinha tudo para fazer o 1-3 e na jogada imediata foi o 2-2 que esteve iminente mas o remate de Carlitos saiu por cima da barra.

A arbitragem de Soares Dias foi razoável e os jogadores não lhe deram muitos probemas. No segundo golo surgiram dúvidas sobre a posição de dois jogadores encarnados, mas as repetições demonstram que ambos estavam em posição legal.

Agora é aguardar pelo fim de semana e pelo Porto-Benfica para o Campeonato (Liga Sagres)!

Ficha do jogo:
Estádio do Sport Lisboa e Benfica, em Lisboa
Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto)

Benfica – Quim; Miguel Vítor, Luisão, Sidnei (Maxi, 46 m) e David Luiz; Ruben Amorim, Katsouranis, Carlos Martins (Yebda, 85 m) e Reyes; Aimar e Cardozo (Di Maria, 68 m).

Suplentes: Moretto, Maxi Pereira, Jorge Ribeiro, Yebda, Di Maria, Nuno Gomes e Mantorras.

V. Guimarães – Serginho; Lionn, Gregory, Moreno e Andrezinho; João Alves (Custódio, 85 m) e Flávio Meireles (Carlitos, 77 m); Fajardo, Nuno Assis e Desmarets; Marquinho (Roberto, 70 m).

Suplentes: Nuno Santos, Custódio, Carlitos, Roberto, Wénio, Danilo e Milhazes.

Marcador: 1-0 por Gregory (69 m, n.p.b.); 2-0 por Aimar (87 m); 2-1 por Desmarets (89 m).
Disciplina: cartão amarelo a Flávio Meireles (31 m) e João Alves (38 m).

 

Deixe um comentário