Nothingandall

Just another WordPress.com weblog

Liga Sagres – 5ª. Jornada: Porto ganha em Alvalade e passa para o comando Outubro 5, 2008

Filed under: football,Futebol,Liga Sagres — looking4good @ 9:02 pm
Resultados da 5ª. Jornada
04 Out. 19:45 Naval 1º. de Maio 1-1 Belenenses
05 Out. 16:00 Académica 1-1 Nacional
05 Out 16:00 Estrela da Amadora 1-0 Trofense
05 Out. 16:00 Rio Ave 3-2 Paços de Ferreira
05 Out. 19:45 Sporting 1-2 FC Porto
06 Out. 19:30 Vitória de Guimarães Braga
06 Out. 21:00 Leixões Benfica
07 Out. 19:45 Vitória de Setúbal Marítimo

Em jornada longa a arrastar-se emprestações desde sábado até à próxima terça, o destaque ia para a realização do clássico de Alvalade entre o Sporting (derrotado na Luz e vencedor do Basileia na «Champions») e o Porto (derrrotado expressivamente em Londres frente ao Arsenal). A verdade é que contra a maioria das expectativas o FC Porto foi melhor e juntou o triunfo em Alvalade ao empate na Luz, ficando no comando da classificação e recebendo os rivais em casa na segunda volta. À inauguração de Lisandro respondeu Moutinho de penalty mas passados 3 minutos já estava o Porto outra vez em vantagem com um livre directo de Bruno Alves. Na segunda parte demoraram os «leões» a reagir à desvantagem, atacou mais após as substituições (não se percebeu a ausência de Romagnoli no onze inicial) e o Porto demonstrou que continua a ser o mais forte candidato ao título.
O Benfica regressado às grandes noites europeias na Luz ao afastar o Nápoles, triunfo que se seguiu à saborosa vitória frente ao Sporting, tem amanhã um teste decisivo em Matosinhos frente ao Leixões (e que se apresenta com mais um ponto do que os benfiquistas) em termos de consolidação da onda de confiança ou não… E só o triunfo encarnado pode responder ao resultado do confronto entre os seus rivais.

Amanhã disputa-se ainda o derby minhoto entre duas equipas com sensações diferentes na Uefa apesar da luta renhida que os vimaranenses colocaram frente ao Portsmouth. No entanto, este jogo até pela rivalidade tem uma importancia porventura maior no futuro próximo das equipas.

Já na 3ª. feira completa-se a jornada com o Setúbal a defrontar em casa o Marítimo, ou seja noutro confronto directo entre «uefeiros», neste caso ambos derrotados apesar do assinalável melhor comportamento da equipa da Ilha da Madeira.

Mas vamos aos jogos já disputados para além do clássico de Alvalade. Na abertura da jornada o Belenenses no último minuto de compensação (aos 90+5′) abriu um pouco a «Porta» para desanuviar o ambiente evitando a derrota frente à Naval na Figueira da Foz, ao «neutralizar» o golo de Baradj que pusera os locais em vantagem aos 72′.

Em Coimbra assistiu-se também a outro empate e com igual resultado 1-1 entre os «estudantes» e oa madeirenses do Nacional. Os insulares experimentaram assim o resultado que lhes faltava depois de três triunfos consecutivos e a derrota da passada semana. Estiveram, no entanto, mais perto da vitória, se considerarmos que estiveram a vencer desde os 23′ (golo de Néné) e que só aos 83′ Nuno Piloto igualou.

O Trofense é que não dá uma para a caixa e não foi agora que a mudança de treinador se fez sentir no resultado alcançado na Amadora. Quinto jogo e quinta derrota. Os «estrelistas» é que vão somando pontos e depois do triunfo surpreendente no Nacional, coleccionou o seu terceiro triunfo e somam dez pontos colocando-se na parte cimeira da classificação.

O embate nortenho Rio Ave-Paços de Ferreira foi bastante disputado e foi o mais rico em golos da jornada (pelo menos até agora). O Rio Ave começou por ganhar vantagem, permitiu a passagem dos pacenses para a frente já na segunda parte mas acabou por conseguir a reviravolta. concretizando o primeiro triunfo na prova .
Segue-se mais uma interrupção longa no Campeonato para jogos da selecção sendo retomado no fim de semana de 26 de Outubro com o Sporting a jogar em Paços de Ferreir, o Benfica a dfrontar em casa a Naval e o Porto a receber o Leixões.

Lugar Clube Pontos Golos
1. FC Porto 11 7-2
2. Nacional 10 9-5
2. Estrela da Amadora 10 4-2
4 Leixões (*) 9 6-4
4. Sporting 9 6-4
6. Benfica (*) 8 8-5
6. Naval 1º. de Maio 8 8-5
8. Vit. Guimarães (*) 7 5-4
8. Vit. de Setúbal (*) 7 3-2
8. Académica 7 3-4
11. Rio Ave 5 2-2
12. Marítimo (*) 4 2-2
12. Braga (*) 4 3-4
14. Belenenses 2 3-8
15. Paço de Ferreira 1 5-10
16. Trofense 0 4-12
(*) Com menos um jogo

Próxima Jornada – 6ª. fim de semana de 26/10
Marítimo Rio Ave
Nacional Vitória de Setúbal
Trofense Académica
Sp. de Braga Estrela da Amadora
Belenenses Vitória de Guimarães
FC Porto Leixões
Benfica Naval 1º de Maio
Paços de Ferreira Sporting
 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s