Nothingandall

Just another WordPress.com weblog

Soneto – Francisco Otaviano Junho 28, 2006

Filed under: Francisco Otaviano,poesia — looking4good @ 5:19 pm

Morrer … dormir… não mais ! Termina a vida
e com ela terminam nossas dores:
um punhado de terra, algumas flores
e, às vezes uma lágrima fingida!

Sim, minha morte não será sentida;
não deixo amigos e nem tive amores!
Ou, se os tive, mostraram-se traidores,
algozes vis de uma alma consumida.

Tudo é podre no mundo. Que me importa
que amanhã se esboroe ou que desabe,
se a natureza para mim é morta!

É tempo já que o meu exílio acabe…
Vem, pois, ó Morte, ao Nada me transporta!
Morrer… dormir… talvez sonhar… quem sabe?

Francisco Otaviano de Almeida Rosa (n. no Rio de Janeiro a 26 de Jun 1825; m. no Rio de Janeiro a 28 Jun 1889)

in A Circulatura do Quadrado : Alguns dos Mais Belos Sonetos de Poetas cuja Mátria é a Língua Portuguesa, Edições Unicepe, 2004

 

One Response to “Soneto – Francisco Otaviano”

  1. flavio Says:

    Segue a digitação correta do poema, segundo “Grandes poemas do Romantismo brasileiro”, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995

    SONETO – Francisco Otaviano

    Morrer, dormir, não mais, termina a vida,
    E com ela terminam nossas dores;
    Um punhado de terra, algumas flores…
    E, às vezes uma lágrima fingida.

    Sim, minha morte não será sentida:
    Não deixo amigos e nem tive amores;
    E, se os tive, mostraram-se traidores,
    algozes vis de um’alma consumida.

    Tudo é pobre no mundo! Que me importa
    Que amanhã se esboroe ou que desabe,
    Se a natureza para mim é morta?!

    É tempo já que o meu exílio acabe…
    Vem, pois, ó morte, ao nada me transporta:
    Morrer, dormir, talvez sonhar, quem sabe!


Deixe uma Resposta

