Nothingandall

Just another WordPress.com weblog

PS = PSD. Temos é de mudar de país… Junho 17, 2005

Filed under: Uncategorized — looking4good @ 1:35 pm
Segui ontem com atenção a entrevista à ex- Ministra das Finanças do Governo PSD, Dra. Manuela Ferreira Leite, conduzida pela jornalista, Dra. Judite de Sousa.

Ficamos a saber (quem o ainda não sabia) que não há, nunca houve, não haveria (em condições normais) um déficit orçamental de 6,8% do PIB (mais precisamente 6,83% ). Tal só aconteceria em situação anormal de uma equipa de futebol jogar sem treinador (entenda-se sem Governo) e sem guarda-redes (entenda-se Ministro das Finanças). Ora uma equipa de futebol tem treinador e joga com guarda-redes e também temos Governo e temos Ministro das Finanças. Assim…

Pois bem. O governo de Durão Barroso na campanha eleitoral que precedeu as eleições que ganhou prometeu o “choque fiscal” que era baixar os impostos para impulsionar a actividade económica e o crescimento. Pouco tempo depois o “choque” fiscal existiu efectivamente mas com antagónica definição ou conceito e concretizou-se no aumento da taxa do Iva de 17 para 19% , com a justificação de que o déficit era muito mais alto do que então havia sido divulgado e que o PEC (Plano de Estabilidade e Crescimento) exigia medidas imediatas do seu controlo e redução.

Pois também na campanha que antecedeu estas últimas eleições legislativas o PS não estando certo que prometera baixar os impostos também nunca disse que os iria aumentar. A propósito veja-se neste blog uma transcrição duma promessa do Eng. Sócrates sobre a última coisa que faria (Promessa de Sócrates sobre impostos) .
O que aconteceu então? Porque o déficit, é (ou vai ser, ou seria se não houvesse medidas) de 6,8%, toca a aumentar o IVA de dois pontos percentuais com o agravamento de agora a taxa de partida já ser mais alta, ou seja passa já para 21% afastando-se cada vez mais da taxa p. ex. da vizinha Espanha.

Onde está ou vive esta gente quando está na oposição? Estão refugiados noutro país distante ou são deputados da Assembleia da República? Não sabem o que se passa? Estando na oposição não têm acesso às estatísticas? Como se podem justificar medidas (contrárias ao prometido) alegadamente pela situação real ser diferente da pressuposta nas promessas?

Pior do que tudo é que o treinador e o guarda-redes mesmo com as medidas já severas e onerosas tomadas só conseguir reduzir o déficit do potencial 6,8 para 6,2%. Performance excepcional do treinador e do guarda-redes. Grande contributo do Governo e do Ministro das Finanças – menos seis décimas de ponto!.

Imaginem as medidas que têm de ser tomadas para pôr o déficit em 3% (para não falar em zero). Iva a 40%? Aumentar a idade da reforma para os 69 anos com a agravante de aqueles já reformados mas que não tenham essa idade, ficarem sem ela?

Já para não falar nos “jobs for the boys” que também se voltam a repetir. Os “jobs” são mais ou menos os mesmos “os boys” é que são outros.

Daí o título deste post PS mais ou menos igual ao PSD. O país é que está cada vez pior. Mudemos então não apenas de treinador e de guarda-redes, mudemos a equipa inteira, ou seja de clube …ou seja de país ! Alguns (os que podem e neles se incluem alguns políticos) já o estão a fazer.

 

One Response to “PS = PSD. Temos é de mudar de país…”

  1. Ivo C Says:

    lol concordo se calhar a solução e mudar de pais….


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s